“Não abra esse áudio”

 

audio

A brincadeira de mandar um áudio e um pedido de desculpas, que mandou pro grupo errado e pedindo pra não abrirem, é interessantíssima. É realmente uma lição de moral: hoje, em tempos em que tudo o que você escreve ou fala fica registrado permanentemente, é importante fugir dessa tentação de nos aproveitarmos de enganos alheios para satisfazer nossa curiosidade. “Deixa eu ver o que foi que ele falou, que foi tão grave!”

Mas além de aprender essa lição, enxerguei também outra oportunidade com ele: a de demonstrar aos que criticam a Igreja – por supostas mudanças nas regras morais, o que provaria que nem a Igreja acredita que os valores morais sejam absolutos – que não é a moral que muda, mas as circunstâncias.

Há 100 anos, por exemplo, não faria sentido dizer que isso era pecado, pois não havia como cometê-lo. Mas hoje, que temos tudo guardado em nossos celulares e computadores, fica fácil perceber que isso é um pecado, pois é como se estivéssemos – há 100 anos – escutando atrás da porta uma conversa que sabemos que não deveríamos ouvir.

Então, percebemos que o fato de algo não ser pecado há 100 anos mas hoje sim não se deve à mudança da moral, mas das circunstâncias. Isso sempre foi pecado, mas há 100 anos atrás era um pecado impossível de se cometer. Só depois que se tornou possível cometê-lo – e que vimos suas consequências – é que foi possível percebermos que se trata de um ato mau.

Dá pra fazer uma analogia com a Ciência: o átomo era divisível mesmo quando pensávamos que não era (daí o nome). Mas ele não passou a ser divisível quando descobrimos. Ele sempre foi divisível; nós é que não tínhamos meios de saber.

Agora, gente… Quando forem mandar, mandem o áudio primeiro e só depois mandem as desculpas, senão fica na cara que é pegadinha. As duas vezes que recebi veio invertido, como na imagem que ilustra esse post, então vi que tinha algo estranho e abri pra ver qual era a brincadeira. Mas será que eu abriria mesmo que achasse que era verdade? É possível, talvez até provável, mas acabei perdendo esse teste…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s