Casamento não é para você

Tradução de http://sethadamsmith.com/2013/11/02/marriage-isnt-for-you/

(não sou nenhum tradutor, mas tentei ser fiel à emoção contida no texto)


casamento

Estando casado apenas por um ano e meio, eu recentemente cheguei à conclusão de que casamento não é para mim.

Agora, antes que você comece a imaginar coisas, continue lendo.

Eu conheci minha esposa na escola, quando tínhamos 15 anos. Nós éramos amigos havia dez anos, até que…  até que decidimos que não queríamos ser apenas amigos. Eu recomendo fortemente que melhores amigos se apaixonem. Haverá bons tempos para todos.

No entanto, me apaixonar por minha melhor amiga não me impediu de ter certos medos e ansiedades sobre me casar. Quanto mais eu e Kim nos aproximamos da decisão de nos casarmos, mais eu fui tomado por um medo paralisante. Eu estava pronto? Eu estava fazendo a escolha correta? Kim era a pessoa certa para mim? Ela me faria feliz?

Então, certa noite, eu compartilhei esses pensamentos e preocupações com meu pai.

Talvez cada um de nós tenha momentos em nossas vidas em que parece que o tempo fica mais lento, ou o ar fica parado, e tudo ao nosso redor parece encolher, marcando aquele momento que você nunca vai esquecer.

Meu pai dando suas respostas às minhas preocupações foi um grande momento para mim. Com um sábio sorriso ele disse, “Seth, você está sendo totalmente egoísta. Então eu vou simplificar as coisas: casamento não é para você. Você não se casa para ser feliz, você se casa para fazer alguém feliz. Mais que isso, seu casamento não é para você, você está casando para uma família. Não apenas para os parentes e todas essas besteiras, mas pelos seus futuros filhos. Quem você quer que te ajude a criá-los?  Quem você quer que os influencie? Casamento não é para você. Não é sobre você. Casamento é sobre a pessoa com quem você se casou.”

Foi nesse exato momento que eu soube que Kim era a pessoa certa para mim. Eu percebi que eu queria fazê-la feliz; vê-la sorrir todos os dias, vê-la gargalhar todos os dias. Eu queria ser parte da família dela, e a minha família queria que ela fosse parte da nossa. E lembrando de todas as vezes em que a vi brincando com meus sobrinhos, eu soube que ela era a pessoa com quem eu gostaria de construir nossa própria família.

O conselho de meu pai foi ao mesmo tempo chocante e revelador. Foi na contramão da “filosofia Walmart” de hoje, que é: se não te faz feliz, você pode devolver e pegar um novo.

Não, um verdadeiro casamento (e um verdadeiro amor) nunca é centrado em você. É centrado na pessoa que você ama – seus desejos, suas necessidades, suas esperanças, e seus sonhos. O egoísmo exige: “O que há aí para mim?”, enquanto o amor pergunta: “O que eu posso dar?”

Há algum tempo, minha esposa me mostrou o que é amar sem egoísmo. Por muitos meses, meu coração endureceu com uma mistura de medo e ressentimento. Então, quando a pressão chegou a um nível insuportável, as emoções explodiram. Eu era insensível. Eu era egoísta.

Mas, ao invés de se igualar ao meu egoísmo, Kim fez algo além do maravilhoso – ela mostrou um transbordamento de amor. Deixando toda a dor e angústia que eu havia causado, ela amorosamente me tomou em meus braços e acalmou minha alma.

Eu percebi que tinha esquecido o conselho do meu pai. Enquanto o lado de Kim no casamento tinha sido me amar, meu lado do casamento era só sobre mim. Essa terrível descoberta me levou às lágrimas, e eu prometi à minha esposa que iria tentar ser melhor.

Para todos que estão lendo esse texto – casados, quase casados, solteiros, ou mesmo solteirão ou solteirona – eu quero que você saiba que casamento não é para você. Nenhuma relação de amor verdadeiro é para você. O amor é para a pessoa que você ama.

E, paradoxalmente, quanto mais você verdadeiramente ama essa pessoa, mais você recebe. E não apenas dessa pessoa, mas dos amigos dela e da família dela e milhares de outras pessoas que você nunca teria conhecido se seu amor permanecesse egoísta.

Na verdade, amor e casamento não são para você. São para os outros.


Tradução de http://sethadamsmith.com/2013/11/02/marriage-isnt-for-you/

(não sou nenhum tradutor, mas tentei ser fiel à emoção contida no texto)

Anúncios

251 comentários sobre “Casamento não é para você

  1. Pingback: O pedido de casamento |
  2. Fantánstico, sou casada a 33 anos , e é isso mesmo,minha filha casada a 3 anos, é o q dogo a ela. sabe o e felicidade? relacionamento. li com muita atenção, perfeito.

  3. eu me casei com esse pensamento!!!!!!,mas na verdade eu não consigo ser, e nem fazer o meu esposo feliz.mas com os troncos e barrancos estamos juntos a 10 anos já.mas não perco e esperança de fazer ele verdadeiramente feliz.

    • Não se sinta culpada… Este texto é mesmo lindo, mas discordo dele. Creio que o casamento é a união de duas pessoas que já são felizes e querem compartilhar de sua felicidade. Não somos responsáveis pela felicidade do outro. Sou casada há 14 anos, tivemos nossos momento ruins, mas somos felizes juntos. Eu me dedico sim em agradar meu marido, procuro fazer coisas que ele gosta, evito o que ele não gosta, mas sei que ele faz o mesmo por mim, porém não somos dependente emocionalmente um do outro. Na verdade vivemos dentro em um casamento a 3, sempre com a presença de Deus. Ai… se não fosse na dependência de Deus… com certeza eu teria esta culpa de ter que fazer meu marido feliz. Quando as coisas não vão bem, oramos juntos e deixamos Deus agir. Bjs

      • Mas é justamente Deus que diz que quando nos casamos tornamos-nos uma só carne. Sendo assim, tanto o que te faz feliz quanto o que faz o outro feliz, devem ser considerados.

      • Não fala besteira,nem vale a pena dialogar com uma pessoa que pensa deste jeito.

      • O texto acima é lindo, e seu comentario uniu-se como uma luva, sabias palavras.

      • Concordo com você. Para amar o outro, é necessário se amar primeiro, senão vira transferência. O Cristo disse ‘ama o teu próximo, como a ti mesmo’., e para amar o próximo, primeiro preciso saber o que é amar a mim mesmo, com meus defeitos, minhas dúvidas, minhas qualidades. Isso não é egoísmo, é reconhecer a essencia divina que me anima e anima ao próximo. Discordo do mote do texto: você não faz ninguém feliz; a felicidade é um estado de alma, e isso não vem de fora pra dentro. No entanto, o texto é lindo, o pai foi bem assertivo e conseguiu resgatar o filho, mas não me parece que devamos pautar a vida em fazer o outro feliz; se você estiver infeliz essa possibilidade de fazer outro feliz será bem limitada. Minha opinião, apenas.

      • Concordo com você. Para amar o outro, é necessário se amar primeiro, senão vira transferência. O Cristo disse ‘ama o teu próximo, como a ti mesmo’., e para amar o próximo, primeiro preciso saber o que é amar a mim mesmo, com meus defeitos, minhas dúvidas, minhas qualidades. Isso não é egoísmo, é reconhecer a essencia divina que me anima e anima ao próximo. Discordo do mote do texto: você não faz ninguém feliz; a felicidade é um estado de alma, e isso não vem de fora pra dentro. No entanto, o texto é lindo, o pai foi bem assertivo e conseguiu resgatar o filho, mas não me parece que devamos pautar a vida em fazer o outro feliz; se você estiver infeliz essa possibilidade de fazer outro feliz será bem limitada. Minha opinião, apenas.

      • maravilhoso comentário .. concordo plenamente .. Deus em td .. não existe outro jeito…

  4. casamento……e amar perdoar e dar se si o melhor pra que ambos cm seus filhos sejam felizes. no próximo ano faço 50 anos dessa união , sempre pedindo a direção e as bençaos de DEUS

  5. Por isso que os mais velhos dizem: “Casamento é doação, é uma total entrega, você deixa de ser você para ser o outro”. Eu tento ser assim, com meu marido e meus filhos, às vezes me desespero e caio no choro pois me acho incopreendida, mas sempre renovo minhas forças no poder de Deus e sigo em frente novamente.

  6. Amei o texto .. Com certeza tenho outra visão de casamento agora! Vou me doar ao meu noivo, e fazê-lo feliz!

  7. Depois de 31 Anos de Casado, Graças à Nosso Pai que está no Céu. por meio desta Leitura Me senti bastante Egoísta para com Minha Querida Esposa, só que ao invés de “ficar triste, deprimido, muito mau, pensei Bem = Porque ao Longo destes Anos, Ainda Posso Mudar”!

  8. Fui criada de uma maneira em que meus pais me ensinaram que quando a gente quebra alguma coisa a gente arruma, nunca substitui. Relacionamento é assim também. A gente tem que tentar ser cada dia melhor. Cada dia diferente. Concertando o que ainda não está no lugar certo para termos um relacionamento de ouro”

  9. Só faltou uma única análise… Se o autor não tivesse caído na real… ou melhor se o autor não conseguisse de fato cumprir sua promessa feita de ser uma pessoa melhor … quanto tempo essa esposa conseguiria suportar em apenas prover a felicidade do outro sem que ninguém venha a prover a sua. Casamento é feito com duas pessoas. E TEEEEM que haver reciprocidade. O conserto do casamento, mencionado por alguns, tem que ser feito pelas DUAS PESSOAS.

  10. Concordo plenamente; casaram-se por felicidade, por doação, por querer constituirem uma outra familia; então sim,
    cada um tem a obrigação de fazer o outro feliz; isso é ser cumplice é ser capaz é ser coerente. A minha felicidade depende de eu sempre ver a minha metade feliz. DEUS se alegra com tudo isso, ELE é parte fundamental neste compromisso!!! Abcs.

  11. Me doei por quase oito anos, não de casamento, mas de relacionamento. Sempre agi conforme o que eu achava que ia agradar o outro. Cuidado para não machucar, não desrespeitar. Não notava que o outro não fazia a mesma coisa por mim. Resultado: me deixou por uma criança de 22 anos. Na verdade não por ela, mas porque não queria mais ficar comigo. Sem se comunicar, sem conversar. Chegou assim e despejou, do nada! Estou sofrendo muito e vendo como eu errei em pensar primeiro no outro.

    • Eu posso te dizer que existe um Deus que tudo vê. Esse mesmo Deus viu a sua sinceridade nas ações e te recompensará. Essa vida é passageira, bom é que vivamos felizes, mas se não for possivel, a eternidade nos aguarda com a Volta de Jesus!

  12. Pra quem gosta de ” novelas” issu eh muito bom.
    Na real…. vc consegue ser feliz, se nao for mesmo egoista.. mas fazendo outra pessoa feliz, dai… consequentemente… conseguira que ela tbm te faça feliz. Tudo hj é reflexo do que fizemos onten. (Gal 6:7 , ATOS 20:35 )

  13. Bonito texto, porém precisamos ser independentemente do outro, FELIZES! Viver, já é por si só, uma felicidade e temos que sermos responsáveis por nossos sentimentos, principalmente no que diz respeito a felicidade. Se vivermos esperando que o outro nos faça feliz, estamos dando opções, e isso, na minha concepção não é opcional, ser feliz é primordial em nossas vidas, então que sejamos felizes por nós e assim, com certeza, quando amamos, uma vez bem resolvidos com nossa felicidade, teremos condições de ceder, de organizamos para fazermos parte da felicidade da pessoa que escolhemos para compartilhar nossa alegrias e felicidades. acho que é por ai!

  14. “Não fomos feitos iguais para que pudessemos nos completar”… ambos merecem ser felizes, um compreendendo e aprendendo com o outro; o contrário não dara certo.

  15. Pingback: Casa de Familia
  16. Para viver casada tem que viver nos braços de Deus com oração , ter sede de Deus todos os dias, Homem perfeito é só um Jesus.

  17. Na minha opnião, a lua de mel ,a festa de casamento,as festinhas e a hora de fazer filhos,Sem dulvidas é a parte melhor parte do casamento ..Então praquer casar?? Podemos fazer isso tudo sem os Matrimôniais! Junte os trapos e seja feliz..

  18. Ah, que isso, absurda essa ideia!
    Quer dizer que quando resolvo assumir o compromisso do casamento, ou simplesmente começo a amar, estou fazendo isso pelo outro e não por mim?
    Quer dizer que devo abrir mão das minhas vontades, caso o relacionamento não esteja dando certo, porque tenho a obrigação moral de fazer o outro feliz, custe o que custar?
    Sinceramente, não me encaixo nisso e continuo acreditando em quem diz que se não nos faz feliz, que venham outras pessoas e outras possibilidades. Não preciso abrir mão da minha autonomia e felicidade pessoal para amar ou me casar. Preciso sim, querer compartilhar minha felicidade com meu companheiro. E contribuir pra que ele seja feliz. Mas a sua felicidade nãoe stá em minhas mãos.

  19. muito lindo o texto… é isso mesmo… vc é feliz qdo vê o outro feliz… todos temos defeitos ninguem é perfeito e vamos nos completando e aparando as arestas a vida toda… estou casada a 33 anos… as vezes choro me sinto abandonada mas basta uma palavra pra q eu veja q esse é o homem q escolhi pro resto da vida.

  20. Sabe gente.
    Casamento, desquite e divorcio existem e fazem parte da vida.
    Todos somos mais ou menos egoístas.
    Todos amamos…a nós mesmos em primeiro lugar.
    E se casamos e temos filhos.
    Todos queremos viver bem e que nossa prole também viva bem.(se amamos o outro )
    Se não amamos, tudo é diferente e eu não conheço o outro lado.

  21. Pingback: A cura da epidemia!!! - Consultório do Don Octavio
  22. Pingback: Casamento não é para você… | morandoadois
  23. ser feliz e o que todos nos desejamos, eu estou ha nove anos c/ o meu esposo nos passamos por momentos muito complicados ;mas superamos cada um deles não foi faseio era um casamento estável , decidimos fazer deferente.pois temos um filho que amamos muito, casamos no civil e religioso da e eu percebe que o casal que Deus abençoa prospera tanto no amor como tambem na vida finas eira. na verdade o casamento e para quem ama, respeita, confia, seja amigo da sua esposa seja amiga do seu esposo e o mas Deus c/ a sua bondade acres setara. hoje sou muito feliz

  24. CASAMENTO É O QUE TODA HUMANIDADE BUSCA, É QUERER DIVIDIR OS MOMENTOS COM ALGUÉM QUE TENHA AMOR, ADMIRAÇÃO E AFINIDADES, BUSCAMOS NOSSO PAR PARA SER FELIZ OBVIAMENTE, E O CASAMENTO NÃO É SÓ AUMENTAR A FAMÍLIA, EU E MEU MARIDO (10 anos casados) VIEMOS DE OUTROS CASAMENTOS COM FILHOS E DECIDIMOS NÃO TER FILHOS DESTA VEZ, QUEREMOS CUMPLICIDADE E QUE NOSSO RELACIONAMENTO DÊ CERTO, JÁ QUE AMBOS APRENDERAM COM A SEPARAÇÃO DO PRIMEIRO CASAMENTO. NÀO CONSIGO NEM COMPARAR UM CASAMENTO COM 20 ANOS E OUTRO COM 38 ANOS, QUANDO CASEI AOS 18 ANOS NEM SABIA O QUE ERA CASAMENTO, ACHAVA QUE PAIXÃO JÁ ERA O SUFICIENTE, E NÀO CASEI AOS 18 ACHANDO QUE SERIA PARA SEMPRE. HOJE ESTOU EM UM CASAMENTO HÁ 10 ANOS, ESTOU COM 48 ANOS E QUERO QUE ESSE CASAMENTO SEJA ENQUANTO EU VIVER. ADMIRO MEU MARIDO TODO DIA E ELE A MIM, SOMOS CUMPLICES E COMPANHEIROS 24H POR DIA. A FELICIDADE DE UMA PESSOA NÃO PODE DEPENDER DE OUTRA 100%, EXISTE UM MUNDO EM VOLTA ONDE PARCELA DA FELICIDADE ESTÁ POR AI. O ÚNICO CONSELHO QUE EU DARIA É QUE NINGUÉM CASASSE ANTES DOS 35 ANOS, PORQUE É UM PASSO QUE SÓ DEVE SER DADO UMA VEZ SÓ NA VIDA E NA ÉPOCA CERTA DEPOIS DE VIVER BASTANTE A VIDA. BOA SORTE A TODOS!

  25. Recebi esse texto de uma amiga, quando li o tema achei estranho por que a mesma sabe que decidi me casar!!! Mas quando foi lendo percebi que alguem conseguiu colocar em letras exatamente o sinto. Dessa maneira estou parabenizando vc por saber expressar melhor q qual quer escritor de romance o que se quer de um casamento.

  26. Amei o texto, é perfeito!
    Se vc ama a pessoa, fará de tudo para faze- la feliz, e ela sendo feliz , também te fará. Estou casada a 9 anos, nunca tive uma briga séria com meu marido, ele faz tudo para me agradar, e eu faço tudo por ele. Digo que sou mimada pelo meu marido rsrsrs, mas tendo alguém tão maravilhoso ao meu lado, não tenho outra coisa a fazer a não ser pensar em sua felicidade! Deus faz parte de nossas vidas, e isso torna mais facil a aceitação das diferenças.

  27. Pingback: Casamento não é para você | Joker fotografia
  28. Pingback: [Exortação] Casamento não é pra você! | Arauto de Cristo - Voz Que Clama no Deserto
  29. verdadeiramente depois que li esse texto, ou seja essa partilha; mudou meu ponto de vista e me fez ver melhor essa situação que ronda minha vida.
    a situação vivida, é um pouco minha também. Gostaria de poder ter a sorte de vocês. no egoismo e na desilusão nasceu um grande homem, onde soube se posicionar e escultar a voz do coração e da razão.

    vida longa ao casal…
    sejam muito felizes.
    DEUS VOZ ABENÇOE!!!

  30. Pingback: Sou egoísta sim! | Hands on Dream
  31. Não somos felizes o tempo todo, nao conseguimos deixar o outro feliz sempre. Cada um tem seu jeito, sua opinião, seu egoísmo e orgulhosos. Cada um tem seu jeito, e somos opostos um do outro. Concordo que casamento é coisa séria e que é união de duas pessoas.

  32. Achei uma sintonia muito fiel ao que aconteceu comigo : afundei meu casamento exatamente por esta falta de doação e amor direcionado. Entrei na “experiencia” do casamento para ser feliz, equivocada estava eu porque o amor é um sentimento muito forte qdo adicionado a outros, como amizade, respeito, admiração, mas é fraco qdo vem desacompanhado deles e é só egoismo… Abraços aos casais que estão na caminhada a dois.

  33. Pingback: Texto do dia: Casamento não é para você | De Tudo Um Pouco por Thamy Silvia
  34. Eu realmente fiz tudo o que não deveria ser feito.
    Conheci a minha Ex esposa quando eu tinha 16 anos e ela 15. depois de 6 anos de namoro, nos casamos. No próximo 17 de abril era para completarmos 4 anos de casado, porém dia 19 de março faz um ano que estamos separados. tivemos um filho, o Vinícius que tem 2 anos e 3 meses. Enfim, durante todo o nosso namoro eu vivi para ela, me afastei inclusive da minha família, pois tudo o que interessava para mim eram só as coisas dela, mas quando nos casamos, parece que eu me esqueci que o sorriso dela era o que me bastava para ser feliz, esqueci que fazê-la feliz era o que me deixava bem e contente… hoje, a única coisa que me resta e esperar que um dia ela volte, e poder criar o meu filho e envelhecer ao lado dela!! Conheci um novo sentimento, que é o resultado da soma de amor a saudade, ESPERANÇA.

  35. Acho que este texto para algumas pessoas… as egoistas… pq eu penso na minha felicidade e na felicidade da minha companheira… alem do mais, a regra é SER FELIZ!!!! Se vc esta feliz, fara a outra pessoa feliz, e assim ela contribui com seus sorrisos e afetos… para de falar besteira com textos lindos e com coisas “que as pessoas gostas de ouvir”… A pessoa que nao gosta de si mesma, sabe no que ela se torna? se vc nao concordou com que escrevi… esta pessoa é voce… fica ativo! Fazer o outro feliz e obrigacao e deveria ser natural! eh como ser educado, nao deveria ser nada mais e nada menos que NORMAL!

  36. Pingback: Casamento não é para você | barbara & daniel
  37. Pingback: Casamento não é para você | Tati Ressel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s