O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota

OMinimoQueVocePrecisaSaberParaNaoSerUmIdiota[1]

Esse é o título do novo livro de Olavo de Carvalho, organizado por Felipe Moura Brasil.

“Ah, que bom! Uma crítica ao livro!” Não. Não é isso que eu quero fazer, até porque o livro ainda nem chegou aqui em casa, apesar de eu já ter feito a compra durante a pré-venda.

O que está me chamando a atenção é a quantidade de pessoas ofendidas com o título do livro, como se ele sugerisse que quem não leu o livro é um idiota. Para as pessoas que dizem isso, vejo duas opções: ou estão tentando um tipo de ad hominem para desqualificar o livro sem precisar lê-lo, ou estão dando a prova de que realmente são idiotas, pois não têm capacidade de fazer a interpretação correta de um texto de 11 palavras. Afinal, o título não diz isso.

E o que o título diz? Obviamente, que o livro contém “o mínimo que você precisa saber para não ser um idiota”, ou seja: que ele contém lições capazes de transformar um idiota em um não-idiota. Com isso ele se auto-proclama a única maneira de não ser um idiota? Claro que não! Por isso, quem não leu o livro não é necessariamente um idiota, pois pode ter chegado ao conhecimento de todas as lições contidas no livro por outro meio que não seja a leitura do mesmo.

Emblematicamente, percebe-se que no fim das contas, o livro será de pouca valia para as pessoas que acham que o título do livro é um xingamento. Afinal, vejamos as duas opções que citei acima: se se trata de um ad hominem, isso significa que a pessoa não tem interesse algum em aprender algo com o livro, apenas de difamá-lo. Portanto, ler será inócuo. Por outro lado, se não consegue interpretar o título do livro, dificilmente será capaz de interpretar as 616 páginas que o compõem.

Conclusão: só leia se realmente achar que talvez você seja um idiota. Como é o meu caso, já encomendei o meu.

Anúncios

2 comentários sobre “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota

  1. Pingback: Novamente “o mínimo” | Zé Cláudio - Meu Espaço
  2. Pingback: * Mais uma razão para ler o livro " O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota". | Blog Carmadélio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s